Programa Mais Educação

 

    O Programa Mais Educação foi instituído pela portaria Interministerial n° 17/2007 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) com objetivo de ampliar a jornada escolar no Brasil para um mínimo de 7 horas diárias, não propondo apenas o aumento do tempo de permanência na escola, mas principalmente a sua qualificação.

   O Programa é uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar, numa proposta de educação que integre os conteúdos escolares tradicionais às atividades artísticas, esportivas e culturais. Lança o desafio de desenvolver um currículo no qual Matemática e a Língua Portuguesa convivem com a educação emocional, a cidadania e o respeito. 

    A Educação Integral tem como intenção garantir o direito de aprender, possibilitando perceber o aluno como sujeito de identidade própria. Instiga a escola a repensar o currículo,   seu Projeto Político Pedagógico, seu verdadeiro papel, desafiando a comunidade escolar a construir uma nova cultura escolar, em que se garanta a aprendizagem do aluno com criatividade e significado, considerando a integralidade de sua formação humana.

 

Mais Educação em São José

    A implantação do Programa Mais Educação no município de São José ocorreu no ano de 2009, no Centro Educacional Municipal São Luiz, de acordo com as orientações estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

    Em 2010 ampliou-se para mais 12 escolas que passaram a atender em período integral, a  princípio alunos de acordo com os critérios estabelecidos pelo MEC:  com distorção idade-série, repetentes, em situação de vulnerabilidade social, porém com um difernecial que hoje o destaca como referência no Estado, sendo contratado pelo município, via concurso público, professores habilitados para ministrar as oficinas, bem como, um professor coordenador com uma carga horária de 40 horas semanais para cada escola. O Programa atende hoje,  cerca de 1400 alunos do Ensino Fundamental.

    Com a intenção  de desenvolver um trabalho pedagógico articulado  com o turno regular da escola, a contratação dos professores possibilitou  tempo para planejamento das atividades.  Desta forma, buscando atingir a finalidade do Programa de qualificar e garantir a aprendizagem dos alunos, criou-se mecanismos de acompanhamento e orientação deste trabalho. Neste sentido, além de organizar o trabalho na escola, os coordenadores do Mais Educação e equipe pedagógica são responsáveis por acompanhar o planjemento e o trabalho dos professores, registrar e avaliar a aprendizagem dos alunos, participar dos Conselhos de Classe, articular o trabalho das oficinas com o desenvolvido pelo professores do turno regular.

    Fortalecer a ideia de educação integral requer estudo, pesquisa e envolvimento, para tanto contou-se com a parceria da Universidade Federal de Santa Catarina  que ofereceu formação ao longo dos anos 2010 e 2011, e em 2012  o curso de Especialização em Educação Integral, no qual o município concedeu dispensa aos coordenadores das doze escolas que desenvolvem  o Programa Mais Educação para participarem. Desde 2010 o grupo de Coordenadores e Especialistas destas escolas, juntamente com os coordenadores da Secretaria Municipal da Educação, reúnem-se, constantemente , para trocar experiências, aprofundar estudos, planejar e avaliar  o trabalho desenvolvido.

    A rotina dos alunos inseridos no Programa Mais Educação é  sete horas diárias, sendo um período de estudos no turno regular da série em que está matriculado e no contraturno participa das atividades nas oficinas oferecidas:  letramento, matemática, música, dança, teatro, xadrez, cerâmica e  esportes. Ao longo do dia, os alunos recebem três refeições. O momento da alimentação também é um momento de aprendizagem, de servir-se, esperar pelo outro, o que vem sendo aos poucos internalizados por eles, com a mediação dos professores, coordenadores além de  saborear o alimento preparado com carinho pelas merendeiras. 

    Além deste, outros ganhos vem se percebendo  com a implantação do Programa Mais Educação, os professores do turno regular percebem maior organização e comprometimento, menos agressividade, mais companheirismo entre os colegas, respeito aos professores, melhoras do rendimento escolar,....

   Roda de Capoeira no Centro Educacional Municipal Santa Terezinha - 2011 Ampliando tempos... 

Aula de Violino na Escola Básica Altino Corsino Flores - 2011...Espaços...

Rádio na escola - Centro Educacional Municipal Araucária - 2011

E oportunidades educativas...

Aula de Música no Centro Educacional Municipal José Nitro

Aula de flauta no Centro Educacional Municipal