Comitê de Educação Integral

Fortalecer Políticas e Ações

O papel dos Comitês!

 

A Educação Integral rompe com um modelo de educação, implica novas exigências. Os alunos passam a ficar mais tempo na escola e novas questões surgem, sendo necessário pensar alguns encaminhamentos sobre determinadas questões do dia-a-dia, relacionadas à sua saúde, segurança e bem-estar, o que exige o fortalecimento da rede de atendimento e proteção à criança e ao adolescente, a construção de uma rede de diálogo.

Fica mais evidente a necessidade de um trabalho articulado, integrado, onde as crianças e adolescentes constituem o centro das políticas e ações. Neste sentido, a intersetorialidade configura papel importante, viabilizada nas ações conjuntas entre as secretarias e diferentes setores da sociedade, afinal, o Programa Mais Educação é uma ação  que envolve os Ministérios da Educação, da Cultura, do Esporte, da Defesa, do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Ciência e Tecnologia, além da Secretaria Nacional da Juventude, portanto é urgente que tais setores sejam chamados a contribuir efetivamente.

Com a implantação do Programa Mais Educação desde 2009, e agora neste ano a implementação da Educação Integral em três escolas, o município se vê diante da necessidade de fortalecer tais ações. Para tanto, a Coordenação da Educação Integral em São José passou a integrar o Comitê Estadual de Educação Integral/ Mais Educação, com o objetivo de socializar práticas dos municípios catarinenses, buscando aprimorar a qualidade da educação pública.

É função do comitê, acompanhar e monitorar a execução do Programa Mais Educação, viabilizando a participação social a fim de qualificar a gestão e a interlocução entre as políticas públicas, na perspectiva de uma ação intersetorial . Compartilhar informações, mapear oportunidades educativas do território, produzir registros sobre a implantação, execução e resultados dos trabalhos instituídos, são ações do comitê  com o  objetivo de contribuir com a qualificação da política pública de educação integral.

O comitê possui caráter consultivo, propositivo e orientador, tem o objetivo de fomentar, articular e integrar os diferentes setores, atores e políticas sociais envolvidos com a implementação do Mais Educação como estratégia indutora da Educação Integral.

Além deste, a equipe de Coordenação da Educação Integral no município, junto aos municípios da região da Grande Florianópolis, formaram o Comitê Regional de Educação Integral/ Mais Educação, com o objetivo de propor a análise das questões envolvendo a operacionalização da educação integral e do programa Mais Educação das redes de ensino dos referidos municípios.  A intenção foi criar uma rede de colaboração entre os municípios constituintes, para que o mesmo desempenhe sua função já citada anteriormente, divulgando informações, promovendo troca de experiências, lutando pela intersetorialidade, mantendo a comunicação entre os municípios.

Segundo a equipe gestora da Secretaria Municipal da Educação de São José, a participação nos comitês tem sido de grande valia para a implementação desta política no município, possibilitando um trabalho cooperativo e articulado. Dentre as ações realizadas pelo Comitê Estadual, destaca-se a organização e realização do I Seminário Estadual de Educação Integral, realizado nos dias 9 e 10 de maio, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis. Contou com a presença de Jaqueline Moll, diretora de Currículos da Educação Básica do Ministério de Educação (MEC)  e Coordenadora da Educação Integral no país; Carla Medeiros, técnica do MEC; professor Juares Thiesen da Universidade Federal de Santa Catarina, entre outros.