Educação Integral no Município de São José

 

    A partir das discussões possibilitadas pelo Programa Mais Educação, desenvolvido na Rede Municipal de Ensino  desde 2009, os profissionais da educação envolvidos neste trabalho, vem entendendo que não basta ampliar o tempo da criança na  escola ou oferecer atividades extras no contraturno para uma parcela dos alunos. É preciso atender todos os alunos e promover a articulação das atividades oferecidas  numa única matriz curricular.  A Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Plano Nacional de Educação ja preveêm a  educação integral.

    Diante disto, o município de São José,  implementou neste ano de 2012 , educação integral em 3 escolas, atendendo 15 turmas de 1º ao 3º ano, prevendo sua ampliação gradativa. São as escolas: Escola Básica Municipal Altino Flores, Centro Educacional Municipal Santa Terezinha e Centro Educacional Municipal São Luiz, totalizando 380 alunos e 36 professores que atuam 40 horas semanais numa mesma turma.

    A jornada escolar nestas turmas foi ampliada de 4 para 9 horas, e além das atividades da matriz curricular comum foram incluidas  atividades de Artes Visuais, Teatro, Música, Xadrez e  Dança.

    A proposta pedagógica da escola de tempo integral é fundamentada nos principios da proposta curricular do municipio, tendo como eixos metodológicos "Artes e Mídias" para promover a articulação das disciplinas do currículo do Ensino Fundamental, com ênfase na alfabetização e no letramento, e as inovações pedagógicas que se impõem para sintonizar a escola com as culturas das novas gerações, considerando e promovendo a autonomia do educando e seus novos modos de aprender, sendo respeitadas suas características, culturas e sensibilidades.

    Com a  Educação Integral são possibilitadas aos alunos oportunidades de acesso aos bens culturais, às artes e aos esportes que constituem dimensões importantíssimas da vida e da formação integral, e portanto maiores oportunidades de aprendizagemn e vivência da cidadania.

 

   Formação

    Com a implantação da educação integral, o município vem se organizando para ampliar e qualificar a estrutura das unidades escolares. Assim como, está investindo na qualificação das equipes pedagógicas das escolas e  na formação de professores.

     A formação continuada iniciou antes mesmo da implantação da Educação Integral. Em 2010 um grupo de coordenadores do Programa Mais Educação, juntamente com a equipe da Secretaria de Educação, participou de oficinas, seminários e grupo de estudos oferecidos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Paralelo a esta formação aconteceu na rede de São José grupos de estudos para discutir, avaliar e estudar o Programa Mais Educação e suas contribuições para elaboração da proposta de implementação da Educação Integral.

    Em 2011 um grupo da Secretaria de Educação participou da elaboração da ementa do curso de Pós Graduaçao em Educação Integral oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina neste ano de 2012. Vários profissionais da Educação de São José atualmente  frequentam o curso. Em São José acontece mensalmente encontros com os profissionais do Programa  Mais Educação e semanalmente com os profissionais que atuam nas turmas integrais com o objetivo de planejar, estudar, avaliar o trabalho desenvolvido. A participação no Comitê Estadual de Educação Integral/Mais Educação também tem contribuído para fortalecer as ações desenvolvidas na rede e consequentemente a formação oferecida aos profissionais envolvidos.

    Em maio deste ano foi organizado pelo Comitê o I Seminário Estadual de Educação Integral. Contou com a participação de professores, coordenadores e gestores das escolas municipais.